INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir
para responder às questões de 1 a 5.
Genes no banco dos réus
O que você faria se pudesse
decidir sobre a cor dos olhos de seu filho, seu tipo físico ou até mesmo sua aptidão
para determinada profissão? Escolhas ainda inviáveis tecnicamente, MAS que já
suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos levantados pela
geneticista Mayana Zatz em seu livro GenÉtica: escolhas que nossos avós não
faziam, lançado [...] pela Editora Globo.
Coordenadora do Centro de Estudos
do Genoma Humano, na Universidade de São Paulo (CEGH/USP), Zatz foi uma das
pioneiras no uso de técnicas de biologia molecular para o estudo de genes
humanos no Brasil. A geneticista também esteve à frente do debate no Supremo
Tribunal Federal em defesa do uso de embriões humanos em pesquisas com
células-tronco.
POR MEIO DE uma escrita
apaixonada, a pesquisadora elege temas atuais relacionados à biotecnologia e expõe
conflituosos casos que vivenciou ao longo de sua trajetória. De linguagem
acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de
divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.
Ao oferecer à população serviços
de detecção de doenças com base genética no CEGH, a pesquisadora se defronta
diariamente com dilemas que não têm uma resposta simples e correta. Os testes
genéticos podem, por exemplo, revelar não apenas que o paciente é portador de
doença grave, mas também que o seu suposto pai não é seu progenitor.
O médico, então, se vê diante de
uma encruzilhada: contar ou não contar sobre a falsa paternidade ao paciente, UMA
VEZ QUE esse resultado não lhe foi solicitado? Como não há um respaldo legal
para esse tipo de situação, a decisão fica a cargo da equipe médica.
No livro, Zatz critica essa falta
de mecanismos legais para proteger os pacientes envolvidos em testes genéticos
no Brasil. “A informação genética faz parte de nossa individualidade e deve ser
tratada como qualquer outro tipo de informação pessoal”, defende. Um dos riscos
de esses dados se tornarem públicos está na possibilidade de eles serem usados
indevidamente por companhias de seguro de saúde e de vida.
Informar, apoiar e ajudar a
interpretar os testes genéticos junto ao paciente é tarefa de uma equipe
interdisciplinar, que deve contar com geneticistas, psicólogos e médicos, e faz
parte do chamado aconselhamento genético. APESAR DO nome, “o geneticista não
aconselha, ele deve apenas cuidar para que as possibilidades de escolha de seus
pacientes sejam informadas e esclarecidas”.
A geneticista recorda no livro a
história noticiada em maio de 2011 de um casal que teve trigêmeas após tratamento
de fertilização in vitro e quis, após o nascimento, ficar apenas com duas
filhas. “Dois é suficiente, três é demais?”, questiona a pesquisadora.
O caso também serve de alerta
para a questão da gravidez múltipla, comum na reprodução assistida devido à
implantação de muitos pré-embriões no útero da mulher. Essa condição aumenta o
risco de nascimentos prematuros e de recém-nascidos com problemas intelectuais
e de saúde em geral.
Zatz relata ainda que, nos
próximos anos, será possível sequenciar genomas individuais por apenas mil dólares.
Se à primeira vista a notícia soa como um avanço, a pesquisadora alerta para o
excesso de confiança depositado no material genético como única forma de
determinar as características futuras do indivíduo.
O livro deixa mais perguntas que
respostas e nos faz refletir sobre a importância da discussão mais ampla sobre
decisões que já vêm sendo tomadas no dia a dia, MAS QUE ainda se encontram no
limbo da legislação.
Nesse sentido, um último alerta
da pesquisadora: “Enquanto as questões éticas são pensadas e discutidas depois
de anunciadas as novas descobertas, o comércio anda sempre na frente”. Nem
sempre a favor dos mais afetados.
REZNIK, Gabriela. Genes no
banco dos réus. Ciência Hoje. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/2011/11/genes-nobanco-dos-reus>.
[Fragmento] Acesso em: 2 fev. 2016. (Adaptação)
QUESTÃO 1 - A geneticista Mayana
Zatz
I. abre debate envolvendo
escolhas baseadas em informações genéticas e técnicas viabilizadas pela biotecnologia.
II. alerta para o grande risco de
nascimentos prematuros e outros problemas de saúde decorrentes da gravidez
múltipla.
III. explicita a legislação
destinada a proteger pacientes no Brasil e a tratar de questões éticas no
campo da genética.
IV. expõe que nem no futuro
será possível sequenciar genomas individuais, por isso diz que é preciso
ter muita cautela.
Estão corretas as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
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COMENTÁRIO:
Questão de nível intermediário. É possível eliminar logo de cara o item IV, pois afirma uma ideia completamente contrária da que está sendo vinculado no texto [marcado em AMERELO no texto].
Ao eliminar o item IV, apenas as alternativas A e C podem ser o gabarito correto. Perceba que, neste momento, o item I pode ser dado como correto, haja vista que aprece nas duas alternativas restantes.
O item III está errado. Trata-se de uma pegadinha. Apesar de o texto abordar as questões éticas no campo da genética, em nenhum momento ele explicita a legislação destinada a proteger pacientes no Brasil, apenas afirma que essa lei deveria ser revista. [marcado em VERDE no texto].
O item II está correto. Mesmo não sendo o tema principal, a geneticista cita o risco de nascimentos prematuros e outros problemas de saúdes decorrentes da gravidez múltipla. [marcado de rosa no texto]
Gabarito: Letra A
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QUESTÃO 2 - São credenciais da
geneticista Mayana Zatz que a identificam como autoridade em sua área de conhecimento,
EXCETO:
A) Ela defendeu, diante STF, uso
de embriões humanos em pesquisas com células-tronco.
B) Ela é coordenadora do Centro
de Estudos do Genoma Humano, na Universidade de São Paulo.
C) Ela elegeu temas atuais
relacionados à biotecnologia por meio de uma escrita apaixonada.
D) Ela é uma das pioneiras no
Brasil a usar técnicas de biologia molecular no estudo de genes humanos.
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COMENTÁRIO
A resposta desta questão encontra-se no SEGUNDO PARÁGRAFO do texto. [marcado de laranja]. A única alternativa que não é descrita nesse parágrafo é a alternativa "C". Apesar de o que é afirmado na alternativa "C" ser correto, não é isso que identifica a geneticista como autoridade em sua área de conhecimento.
Gabarito: Letra C
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QUESTÃO 3 - Leia este fragmento
extraído do texto:
“A geneticista também esteve à
frente do debate no Supremo Tribunal Federal em defesa do uso de embriões
humanos em pesquisas com células-tronco.”
Considerando-se a norma padrão da
língua portuguesa, assinale a alternativa em que o emprego da crase é orientado
pelo mesmo motivo que se aplica no trecho em destaque.
D) Se à primeira vista a notícia
soa como um avanço, a pesquisadora alerta para o excesso de confiança depositado
no material genético como única forma de determinar as características futuras
do indivíduo.
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COMENTÁRIO
Questão relacionada ao uso do sinal indicativo de crase. A crase deve ser utilizada quando há a junção do artigo "a" com a preposição "a". Por isso, Ela ocorre somente antes de palavras femininas - não existe artigo "a" antes de palavras masculinas.
Sabendo disso, é preciso identificar a regra que justifica o uso da crase no fragmento extraído do texto. Para isso, observe a análise sintática do trecho:
A geneticista também esteve à frente do [...];
A geneticista = sujeito da oração. [a = artigo, geneticista = substantivo (núcleo do sujeito)];
Também = adjunto adverbial;
Esteve = verbo intransitivo (núcleo do predicado verbal);
à frente do [...] = adjunto adverbial que modifica o verbo intransitivo esteve.
A análise sintática deve ser feita, pois a crase, nesse trecho, é OBRIGATÓRIA em EXPRESSÕES ADVERBIAIS.
Repare que a única alternativa que possui um exemplo similar é a alternativa "D": "à primeira vista" é adjunto adverbial. A crase é obrigatória nesses adjuntos adverbais, porque a falta delas acarretaria ambiguidade.
Todas os outros usos de crase não estão relacionados com o adjunto adverbial.
Gabarito: letra D
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QUESTÃO 4 - Leia este fragmento
do texto:
De linguagem acessível e
envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica,
notícias de grande destaque e artigos científicos.
Considerando as classes de
palavras prescritas pelas gramáticas tradicionais da Língua Portuguesa, classificam-se
como substantivos:
A) acessível – envolvente.
B) científica – permeado.
C) grande – científicos.
D) linguagem – referências.
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COMENTÁRIO
Questão aparentemente simples, porém complicada de se resolver. É preciso saber o que é um substantivo. Substantivo é a classe de palavras variável que nomeia os seres. Por serem, pode-se entender lugares, seres animados animados/inanimados, seres reais/imaginários, ações e sentimentos.
Além disso, substantivo é a classe que vem acompanhada por DETERMINANTES (classificação que torna a análise da questão mais fácil). DETERMINANTES são as classes que acompanham o substantivo para determiná-lo mais precisamente. Quatro classe de palavras podem funcionar como DETERMINANTES:
- artigo
- adjetivo
- pronome
- numeral
Perceba que acessível e envolvente determina Linguagem. (logo, linguagem é substantivo).
Científica determina a divulgação (é qualquer divulgação? Somente a científica).
Permeado é predicativo do sujeito, ou seja, uma qualidade de Livro. (logo um adjetivo).
Grande determina notícias.
Não seria preciso analisar todas as alternativas, haja vista que, pela alternativa "a", chega-se à conclusão de que linguagem é substantivo e linguagem aparece somente na alternativa "d".
Gabarito: Letra D
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QUESTÃO 5 - Leia este trecho do
texto:
Escolhas ainda inviáveis
tecnicamente, mas que já suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos
levantados pela geneticista Mayana Zatz.
Assinale a alternativa em que o
trecho acima foi reescrito, mantendo-se o sentido original.
A) A geneticista Mayana Zatz
levantou parte de questões éticas acerca das escolhas que podem não ser viáveis
tecnicamente por já levantarem reflexões.
B) Ainda que a geneticista
Mayana Zatz aponte reflexões tecnicamente inviáveis, levantou tópicos profundos
que já suscitam escolhas a serem realizadas.
C) Embora não sejam tecnicamente
viáveis, escolhas já suscitam reflexões éticas profundas que integram os
assuntos suscitados pela geneticista Mayana Zatz.
D) Escolhas que não são
tecnicamente viáveis não provocam reflexões, segundo a geneticista Mayana Zatz
por não integrarem os assuntos por ela já levantados.
COMENTÁRIO:
Trata-se de uma questão de reescrita. Questões de reescrita requerem atenção máxima, pois qualquer desvio de atenção pode acarretar em erro.
O Gabarito é a Letra "C".
Por eliminação, pode-se ficar em dúvida entre a alternativa "A" e a alternativa "C".
A letra "D" é completamente errada. As escolhas provocam sim reflexões.
A Letra "A" é errada pela relações de causa e consequência. Segundo essa alternativa, as escolas podem não ser viáveis tecnicamente PORQUE JÁ LEVANTAM REFLEXÕES. O erro está em dizer que não são viável pelo fato de levantar reflexões.
A Letra "B" é errada pois não são as reflexões que são tecnicamente inviáveis, mas as as escolhas.
A Letra "C" está correta, pois afirma que as escolhas não são tecnicamente viáveis, porém já suscitam reflexões éticas - exatamente a ideia que está sendo transmitida no trecho original.
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LITERATURA BRASILEIRA
INSTRUÇÃO: As questões de 6 a 10
referem-se a noções de Teoria da Literatura: Gêneros Literários; Estilos de
Época (do Barroco ao Modernismo - Brasil): Contexto Histórico, características
e principais autores.
QUESTÃO 6 - Gênero literário é a
categoria à qual pertence uma obra com base em suas características
predominantes, que possibilitam o agrupamento por semelhanças.
Em relação aos gêneros
literários, assinale a alternativa CORRETA.
A) A mistura de gêneros
literários é incomum e infrequente em textos contemporâneos.
B) Gênero dramático
caracteriza-se por textos escritos com vistas a serem encenados.
C) Gênero épico caracteriza-se
pela manifestação de emoções do eu-interior do poeta.
D) Gênero lírico
caracteriza-se pela narração (em versos) de grandes feitos históricos.
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COMENTÁRIO:
LETRA A: ERRADA. A mistura de gêneros literários, diferente de antigamente, é muito comum sim na literatura moderna. É difícil encontrar textos que possuem apenas um gênero literário. A classificação dos textos hoje, deve levar em conta gênero que mais aparece no texto, porque, dificilmente, ele será o único.
LETRA B: CORRETA.
LETRA C: ERRADA. O gênero lírico é que se caracteriza pela manifestação de emoções do eu interior do poeta.
LETRA D: ERRADA. O gênero épico é que se caracteriza pela narração (em versos) de grandes feitos históricos.
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QUESTÃO 7 - Literatura é uma das
formas artísticas de representação da realidade e do imaginário. Para Ezra
Pound (em Abc da literatura. São Paulo: Cultrix, s.d. p.32), “Literatura é
linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente a
linguagem carregada de significado até o máximo possível”.
Considerando os recursos
semânticos utilizados pelos escritores para dar forma artística à linguagem, assinale
a alternativa INCORRETA.
A) Antítese consiste em contrapor
palavras ou frases de significado contrário, exigindo o emprego de antônimos.
B) Ironia consiste em exprimir o
contrário do que se diz ou se pensa; o sentido real pode ser deduzido do contexto.
C) Metáfora é a comparação
explícita de dois seres de natureza diferente com o propósito de ressaltar um
deles.
D) Paradoxo é a figura em que se
relacionam duas ideias ou conceitos que parecem opostos ou contraditórios.
COMENTÁRIO:
LETRA A: CORRETA
LETRA B: CORRETA
LETRA C: ERRADA. A metáfora não possui o propósito de ressaltar.
LETRA D: CORRETA.
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QUESTÃO 8 - Estilo de época
remete ao conjunto de características comuns a vários escritores quanto ao modo
de utilizar a língua, a explorar temas e a refletir uma visão de mundo em
determinados períodos da história.
Considerando os estilos de época
(do Barroco ao Modernismo no Brasil), é INCORRETO afirmar que
A) o artista barroco deseja
conciliar céu e terra, por isso recorre a temas opostos que se misturam, ressaltando
o bizarro, lembrando que a morte é comum a todas as aspirações humanas.
B) o autor simbolista quer
cantar, evocar suas emoções e trazê-las de uma forma mais palpável para o texto,
para que possam ser sentidas em sua plenitude. Por isso, o uso da sinestesia é
amplo.
C) o escritor
realista-naturalista destaca-se por combater ferozmente os valores sociais. A
ambientação dos seus romances se dá, preferencialmente, em locais miseráveis,
localizados com precisão.
D) o poeta romântico utiliza o
soneto em que a vida é cantada em toda sua glória, sobressaindo-se a alegria,
a sensualidade, o conhecimento do mal. A imaginação é dominada pela
realidade objetiva.
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COMENTÁRIO:
Pelo fato de tratar de várias escolas literárias, a questão é aparentemente difícil. Porém, é mais simples do que parece. O único conhecimento necessário para resolver essa questão é acerca do ROMANTISMO. Ao contrário do que é afirmado na alternativa "D", o romantismo não possui uma realidade objetiva. Pelo contrário, o Romantismo é banhado pela IMAGINAÇÃO.
Todas as outras alternativas estão corretas.
Gabarito: Letra D
____________________________________________
QUESTÃO 9 - A literatura
brasileira apresenta dois grandes períodos, o colonial e o nacional, divididos
pela Proclamação da Independência do Brasil em 1822.
Assinale a alternativa em que se
apresenta o autor de destaque do movimento literário identificado entre parênteses.
A) Cláudio Manuel da Costa (Romantismo
– período nacional).
B) Euclides da Cunha (Simbolismo
– período nacional).
C) Machado de Assis (Realismo –
período nacional).
D) Pero Vaz de Caminha (Barroco –
período colonial).
____________________________________________
COMENTÁRIO:
Novamente uma questão aparentemente difícil. Porém, bastava saber um pouco sobre Machado de Assis para encontrar a resposta.
LETRA A: ERRADA. Cláudo Manuel da Costa foi um escritor BARROCO;
LETRA B: ERRADA: Euclides da Cunha foi um escritor MODERNISTA;
LETRA C: CORRETA;
LETRA D: ERRADA: Pero Vaz de Caminha escrever a Carta da Caminha da LITERATURA DE INFORMAÇÃO OU CATEQUESE.
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QUESTÃO 10 - Em relação à autoria
das obras literárias brasileiras do século XX, assinale a alternativa CORRETA.
A) O quinze (1930) foi o primeiro
livro de Raquel de Queiroz. A grande seca ocorrida em 1915 e a fome que a
acompanha fazem parte do pano de fundo do romance que se tornou um dos grandes
representantes da chamada literatura regionalista.
B) A hora da estrela (1977) foi
escrito por Cecília Meireles e publicado no ano da morte da autora. É um
romance que apresenta três histórias superpostas dialogando por toda a
narrativa. O romance já surpreende por apresentar 13 títulos possíveis.
C) A trilogia épica O tempo e o
vento apresenta a saga das famílias de Terra-Cambará na formação do Rio Grande
do Sul. A obra, escrita por Rubem Braga, foi dividida em três partes,
publicadas em 1949, 1951 e 1962.
D) O livro A morte e a morte de
Quincas Berro d´água, de Vinícius de Morais, destaca-se por sua leveza, criatividade
e humor. Escrita em menos de uma semana, foi publicada em 1959 e teve sucesso
imediato
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COMENTÁRIO:
Questão mais difícil da prova. Há uma pegadinha com a obra mais famosa dentre as apresentadas.
LETRA A: CORRETA.
LETRA B: ERRADA. A hora da estrela não foi escrita por Cecília Meireles, mas por CLARISSE LISPECTOR. É comum a confusão entre as duas autoras.
LETRA C: ERRADA: O autor da obra é Érico Veríssimo.
LETRA D: ERRADA: O autor da obra é Jorge Amado.
Prezado,
ResponderExcluirSe possivel me esclareça sobre a questão 1, você fala que a autora diz sobre a gravidez multipla nesse caso a autora é a Gabriela Reznik, não esta explicito que a oinião sobre o assunto é da geneticista.Estou enganado?
Prezado,
ResponderExcluirSe possivel me esclareça sobre a questão 1, você fala que a autora diz sobre a gravidez multipla nesse caso a autora é a Gabriela Reznik, não esta explicito que a oinião sobre o assunto é da geneticista.Estou enganado?
Bom dia, Alexandro!
ExcluirVocê está correto. Quem diz isso é a geneticista Mayana Zatz, não a autora Gabriela Reznik. Obrigado por perceber meu equivoco. Corrigi-lo-ei.
Abraços!
Bom dia,Luís Fernando !
ResponderExcluirGostaria de saber se você poderia também fazer uma análise do português das questões do concurso para soldados deste domingo passado 27-03-16. Desde já agradeço !
Bom dia, Mauro. Já existe o gabarito comentado da prova requerida por você no blog. Dê uma olhada!
ResponderExcluirAbraços
Boa noite, professor Luís.
ResponderExcluirVocê não tem provas anteriores do CFO CBMMG comentadas?
Grato.
Este comentário foi removido pelo autor.
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